uuuuuuuuuu

Curriculo Resumido | Projeto de Mestrado| Textos | Cenas de Espetáculos | Currículum Lates | Contatos


CURRÍCULUM RESUMIDO

Fafá Daltro Licenciatura em Dança em 1978 e cursos de Especialização em Coreografia e Cinesiologia da Dança em nível de pós-graduação em 1986, Massagem Holística em 1998, Fisiologia do Exercício em 2000, todos oferecidos pela escola de Dança da UFBA, onde atualmente ensina nos cursos de Licenciatura em Dança na área de Técnicas e Práticas Corporais, Instrutora de Pilates "Sistema De Avaliação e Treinamento Corporal". Coreógrafa e dançarina com performances no Brasil e no exterior junto ao grupo Tran-Chan. Desenvolve estudos interdisciplinares no âmbito de Contact Improvisation, buscando princípios coreográficos para expressões improvisadas em cena que integram som, imagem e movimento. Na Escola de Dança da UFBA é professora do curso de graduação desenvolvendo trabalhos em "Estudos do Corpo", coordena os projetos de pesquisa e extensão Corpo em Movimento e 'Contato Corporal A poesia do Instante ", liderando o Grupo X de Improvisação em Dança, cujas perspectivas são mostras performáticas em improvisação em cena com múltiplos corpos. Coordena o estúdio Corpore Pilates..Mestranda em Artes Cênicas " A Poética do Movimento entre Cadeirantes"

 

 

PROJETO DE MESTRADO

Mestrado:
Atualmente desenvolve pesquisa em dança improvisação direcionada a portadores de cuidados especiais, objeto de estudo do curso de mestrado em Artes Cênicas hora em andamento
Titulo:
A poética do movimento entre cadeirantes.

"Eficácia da dança de Contato Improvisação para a melhoria da qualidade de vida de portadores de paraplegia flácida"
O objeto situa-se na sistematização de um estudo envolvendo pesquisas sobre princípios de preparação técnica artísticas fundamentados na improvisação no ato de encenação que possam ser aplicados a indivíduos portadores de paraplegia flácida.
A dança aqui aplicada com fins de melhorar a qualidade de vida bem como o movimento e a expressividade destes indivíduos. O que me levou a escolha desta forma de expressão do movimento vem das próprias provocações que ela possibilita ao corpo. È uma dança que se constrói através de ações dialógicas entre parceiros de dança. Ela aborda o corpo a partir de um estudo mais profundo dos movimentos, estimulando ações baseadas em princípios de organizações reais, criadas no momento e na ação de atuar.
Aqui o corpo é exposto repetidamente a novos modelos perceptuais e desafiadores através da escuta corporal. O contato é físico e do físico vem o emocional que dá sentido e contextualiza a comunicação humana. Com esta prática o indivíduo é estimulado a descobrir sua própria linguagem, encorajado a procurar seu movimento natural. Aqui cada um é agente tendo o controle sobre sua própria aprendizagem.
A forma de dançar vai surgir da experiência e das estratégias que corpo pode estabelecer consigo mesmo e com o parceiro de dança. Esta característica peculiar de sociabilidade deste tipo de dança, permite ás pessoas improvisarem juntas não importando o nível de conhecimento técnico corporal. É uma dança que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, tipo físico e por qualquer tipo de portadores de deficiência física ou mental. Isto tem sido uma fonte de informação sobre novos desenvolvimentos em dança e seu entendimento físico.
Tem como eixo principal a exploração da consciência corporal a partir da sensação do toque que é examinada quando entramos em contato com o chão, com o nosso próprio corpo, ou quando sentimos o peso do parceiro de dança.
O treinamento inicial é dedicado a capacitar a mente para perceber os reflexos vindos do movimento, de forma que a cada ação realizada pelo corpo, ele se sinta seguro, o que implica em aprender a dar e receber o peso, testar a gravidade e criar soluções de segurança para cair, rolar e relaxar.

"A improvisação por contato é uma técnica onde duas pessoas se movimentam juntas e guiadas pela linguagem sensorial da pele, como o calor, o peso, o toque, a pressão, a direção e dinâmicas variadas. Foi fundada por Steve Parxton no início da década de 70, bastante difundida na Europa e nos EUA, esta técnica faz parte do atual conceito da New Dance".

 

 

 

TEXTOS

 

 

 

 

 

 

CENAS DE ALGUNS ESPETÁCULOS

ESPETÁCULO PEQUENOS POEMAS.
Grupo X de Improvisação em dança.
Encontro de Educação Física Adaptada. Universidade Estadual de Feira de Santana.2002

Dançarinos: Fafa Daltro, Edu Oliveira, Hugo Leonardo. Juliana Rocha.

INSTANTES DA VIDA

Projeto Cultura nos Quatro Cantos

Mostra Aberta SESC. Rodoviária da Cidade de Salvador. 2002
Dançarinos: Edu Oliveira, Fafa daltro. Juliana Rocha, Hugo Leonardo

ESPETÁCULO A MAGIA DO OBJETO.
Co-autoria de David Iannitelli
Grupo Cactos.
SBPC Cultural.Progranma Ufba em Campo . Campus Universitário, PAF.
Dançarinos: Kátia Assunção, Edu Oliveira, David Iannitelli.

Espetáculo Sonhando Alto
Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2001
Dançarinos: Fafa Daltro, Edu Oliveira, David Iannitelli
Cantora: Andréa daltro.

Os jogos realizados possibilitam a desenvoltura do corpo ampliando
o seu manancial de comunicação consigo mesmo, com outro corpo, com
Objetos, com o chão, com o centro de energia do corpo.

FASCINAÇÃO

Dançarinos: Fafa Daltro, Edu Oliveira David Iannitelli.
Coreografia apresentada em diversos espaços da cidade de Salvador.

A PRIMEIRA LÁGRIMA
Grupo X de Improvisação em Dança
Dançarinos: Fafa Daltro e Edu Oliveira.
Cantos e Recantos do meu Coração

Para ser feliz, um contato sutil.
A dança de contato corporal é uma forma de expressão artística, um veículo que possibilita o conhecimento e a comunicação espontânea com o outro. Ao entrar em contato corporal, aceitando os estímulos propostos, possibilita a cada dançarino o contato mais profundo e autentico com aspectos sutis do seu próprio universo corporal. È o estímulo do toque que os impulsiona a dançar, guiados apenas pela interação e sincronicidade de seus movimentos corporais. Hora com suavidade, hora com energia mais pulsante, vivaz, parceiros que dançam são assim levados a vivenciarem fenômenos corporais, emocionais únicos e particulares.
Espetáculo Um Sorriso um Pensamento...Uma Dança para Edu.
Teatro D.Cano 2002.

A atenção dirigida conscientemente põe em jogo diversas
conexões do aparelho motor facilitando e aprimorando
da coordenação motora.

Cenas do Espetáculo Extra-Ordinário do Ordinário
Dançarinos: Paulo Silva e Fafa Daltro
Teatro do Movimento escola de dança da UFBA.

O fato de dirigir a atenção para o corpo e tomar consciência do seu estado provocam mudanças que beneficiam de uma forma geral o organismo. O despertar da sensibilidade cria a unidade da pessoa favorecendo o seu desabrochar e o alcance de um estado s de ser mais sutil, enfim a um estado global de bem estar. Toda mudança corporal é acompanhada de reações psíquicas e mentais

Cordas que Tocam o Coração
1999
Premio Incentiva à Pesquisa Universitária.
Os princípios e as estratégias de contato improvisação, se estabelecem sobre a base de experiências que são praticadas através do contato corporal consciente.