CURRÍCULUM
RESUMIDO
|
Fafá
Daltro Licenciatura em Dança em 1978 e cursos de Especialização
em Coreografia e Cinesiologia da Dança em nível de pós-graduação
em 1986, Massagem Holística em 1998, Fisiologia do Exercício
em 2000, todos oferecidos pela escola de Dança da UFBA, onde
atualmente ensina nos cursos de Licenciatura em Dança na área
de Técnicas e Práticas Corporais, Instrutora de Pilates
"Sistema De Avaliação e Treinamento Corporal".
Coreógrafa e dançarina com performances no Brasil e
no exterior junto ao grupo Tran-Chan. Desenvolve estudos interdisciplinares
no âmbito de Contact Improvisation, buscando princípios
coreográficos para expressões improvisadas em cena que
integram som, imagem e movimento. Na Escola de Dança da UFBA
é professora do curso de graduação desenvolvendo
trabalhos em "Estudos do Corpo", coordena os projetos de
pesquisa e extensão Corpo em Movimento e 'Contato Corporal
A poesia do Instante ", liderando o Grupo X de Improvisação
em Dança, cujas perspectivas são mostras performáticas
em improvisação em cena com múltiplos corpos.
Coordena o estúdio Corpore Pilates..Mestranda em Artes Cênicas
" A Poética do Movimento entre Cadeirantes"
|
PROJETO
DE MESTRADO |
Mestrado:
Atualmente desenvolve pesquisa em dança improvisação
direcionada a portadores de cuidados especiais, objeto de estudo
do curso de mestrado em Artes Cênicas hora em andamento
Titulo:
A poética do movimento entre cadeirantes.
"Eficácia da dança de Contato Improvisação
para a melhoria da qualidade de vida de portadores de paraplegia
flácida"
O objeto situa-se na sistematização de um estudo envolvendo
pesquisas sobre princípios de preparação técnica
artísticas fundamentados na improvisação no
ato de encenação que possam ser aplicados a indivíduos
portadores de paraplegia flácida.
A dança aqui aplicada com fins de melhorar a qualidade de
vida bem como o movimento e a expressividade destes indivíduos.
O que me levou a escolha desta forma de expressão do movimento
vem das próprias provocações que ela possibilita
ao corpo. È uma dança que se constrói através
de ações dialógicas entre parceiros de dança.
Ela aborda o corpo a partir de um estudo mais profundo dos movimentos,
estimulando ações baseadas em princípios de
organizações reais, criadas no momento e na ação
de atuar.
Aqui o corpo é exposto repetidamente a novos modelos perceptuais
e desafiadores através da escuta corporal. O contato é
físico e do físico vem o emocional que dá sentido
e contextualiza a comunicação humana. Com esta prática
o indivíduo é estimulado a descobrir sua própria
linguagem, encorajado a procurar seu movimento natural. Aqui cada
um é agente tendo o controle sobre sua própria aprendizagem.
A forma de dançar vai surgir da experiência e das estratégias
que corpo pode estabelecer consigo mesmo e com o parceiro de dança.
Esta característica peculiar de sociabilidade deste tipo
de dança, permite ás pessoas improvisarem juntas não
importando o nível de conhecimento técnico corporal.
É uma dança que pode ser praticada por pessoas de
todas as idades, tipo físico e por qualquer tipo de portadores
de deficiência física ou mental. Isto tem sido uma
fonte de informação sobre novos desenvolvimentos em
dança e seu entendimento físico.
Tem como eixo principal a exploração da consciência
corporal a partir da sensação do toque que é
examinada quando entramos em contato com o chão, com o nosso
próprio corpo, ou quando sentimos o peso do parceiro de dança.
O treinamento inicial é dedicado a capacitar a mente para
perceber os reflexos vindos do movimento, de forma que a cada ação
realizada pelo corpo, ele se sinta seguro, o que implica em aprender
a dar e receber o peso, testar a gravidade e criar soluções
de segurança para cair, rolar e relaxar.
"A improvisação por
contato é uma técnica onde duas pessoas se movimentam
juntas e guiadas pela linguagem sensorial da pele, como o calor,
o peso, o toque, a pressão, a direção e dinâmicas
variadas. Foi fundada por Steve Parxton no início da década
de 70, bastante difundida na Europa e nos EUA, esta técnica
faz parte do atual conceito da New Dance".
|
TEXTOS |
|
CENAS
DE ALGUNS ESPETÁCULOS
ESPETÁCULO
PEQUENOS POEMAS.
Grupo X de Improvisação em dança.
Encontro de Educação Física Adaptada. Universidade
Estadual de Feira de Santana.2002
Dançarinos:
Fafa Daltro, Edu Oliveira, Hugo Leonardo. Juliana Rocha.
|
|
INSTANTES
DA VIDA
Projeto Cultura nos Quatro Cantos
Mostra
Aberta SESC. Rodoviária da Cidade de Salvador. 2002
Dançarinos: Edu Oliveira, Fafa daltro. Juliana Rocha, Hugo
Leonardo
|
|
ESPETÁCULO
A MAGIA DO OBJETO.
Co-autoria de David Iannitelli
Grupo Cactos.
SBPC Cultural.Progranma Ufba em Campo . Campus Universitário,
PAF.
Dançarinos: Kátia Assunção, Edu Oliveira,
David Iannitelli.
|
|
Espetáculo Sonhando Alto
Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2001
Dançarinos: Fafa Daltro, Edu Oliveira, David Iannitelli
Cantora: Andréa daltro.
|

Os jogos realizados possibilitam a desenvoltura do corpo ampliando
o seu manancial de comunicação consigo mesmo, com
outro corpo, com
Objetos, com o chão, com o centro de energia do corpo.
|
FASCINAÇÃO
Dançarinos:
Fafa Daltro, Edu Oliveira David Iannitelli.
Coreografia apresentada em diversos espaços da cidade de
Salvador.
|
|
A
PRIMEIRA LÁGRIMA
Grupo X de Improvisação em Dança
Dançarinos: Fafa Daltro e Edu Oliveira. |
|
Cantos
e Recantos do meu Coração
|
|
|
Para
ser feliz, um contato sutil.
A dança
de contato corporal é uma forma de expressão artística,
um veículo que possibilita o conhecimento e a comunicação
espontânea com o outro. Ao entrar em contato corporal, aceitando
os estímulos propostos, possibilita a cada dançarino
o contato mais profundo e autentico com aspectos sutis do seu próprio
universo corporal. È o estímulo do toque que os impulsiona
a dançar, guiados apenas pela interação e sincronicidade
de seus movimentos corporais. Hora com suavidade, hora com energia
mais pulsante, vivaz, parceiros que dançam são assim
levados a vivenciarem fenômenos corporais, emocionais únicos
e particulares.
|
Espetáculo
Um Sorriso um Pensamento...Uma Dança para Edu.
Teatro D.Cano 2002. |

|
 |
A
atenção dirigida conscientemente põe em jogo
diversas
conexões do aparelho motor facilitando e aprimorando
da coordenação motora.
|
Cenas
do Espetáculo Extra-Ordinário do Ordinário
Dançarinos: Paulo Silva e Fafa Daltro
Teatro do Movimento escola de dança da UFBA. |

|
O
fato de dirigir a atenção para o corpo e tomar consciência
do seu estado provocam mudanças que beneficiam de uma forma
geral o organismo. O despertar da sensibilidade cria a unidade da
pessoa favorecendo o seu desabrochar e o alcance de um estado s de
ser mais sutil, enfim a um estado global de bem estar. Toda mudança
corporal é acompanhada de reações psíquicas
e mentais
|
Cordas
que Tocam o Coração
1999
Premio Incentiva à Pesquisa Universitária. |
|
Os
princípios e as estratégias de contato improvisação,
se estabelecem sobre a base de experiências que são praticadas
através do contato corporal consciente. |
|
|